sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aprecie!

Um pouquinho de poesia e química para vocês...


Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.

Olhai-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.

Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:

nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.


António Gedeão



Fonte

http://quimicadapoesia.blogs.sapo.pt/

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Siga essa Dica...

Você conhece o CCBB???


Com propósito de oferecer uma programação de qualidade, que envolve artes cênicas, artes plásticas, cinema, música e programas educativos a preços acessíveis, o Banco do Brasil fundou nas três principais capitais do país (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), os Centros Culturais Banco do Brasil, os conhecidos CCBBs. Criou também o projeto CCBB Itinerante, que leva a diferentes cidades do país, toda programação que acontece nos espaços culturais.

Bem, aqui no Rio de Janeiro, o CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Telefone para contato: 3808-2020
Twitter: @ccbb_rj
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.



Atualmente o CCBB está com a exposição O MUNDO MÁGICO DE ESCHER, que reune cerca de 92 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou mundialmente famoso por representar construções impossíveis.

Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética. A exposição também oferece uma série de experiências que desvendam os efeitos óticos e de espelhamento que o Escher utilizava em seus trabalhos, além de um filme 3D.

Confira a programação completa aqui.

Fontes:

Site CCBB

Portal das Curiosidades

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Você sabia...

...que 2011 é o Ano Internacional da Química (AIQ)?

O que é?

O Ano Internacional da Química é uma iniciativa da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e da IUPAC (União Internacional da Química Pura e Aplicada).

O objetivo é celebrar as grandes conquistas da Química e sua contribuição para o bem-estar da humanidade, aproximando crianças, jovens, adultos através das atividades educativas e de divulgação da Química.

O Brasil, através da chamada "Química para um mundo melhor", está reunindo sua comunidade química para contribuir ativamente com esta comemoração.

PARTICIPE!

Acesse:
PORTAL QUID: Site infanto-juvenil da SBQ (Sociedade Brasileira de Química) com química para ler e sonhar!
(http://quid.sbq.org.br)

PORTAL QNINT: Química Nova Interativa, direcionada aos estudantes e professores em todos os níveis de formação.
(http://qnint.sbq.org.br)

Para maiores informações clique aqui!

Fonte




terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dica de Férias

Olá, clubistas.

O que vocês andam fazendo nessas férias?

Bem, no post de hoje vamos dar uma dica do que fazer. Uma atividade gratuita, saudável e pertinho da sua casa.


Estamos falando do Parque do Gericinó em Nilópolis. Até pouco tempo, esse parque natural era utilizado apenas pelo Exército para treinamentos, mas atualmente é aberto ao público e recebe 2 mil pessoas por dia.

Lá vocês vão encontrar uma ciclovia, campos de futebol, bosques, poços para banho e cachoeiras.

Dica do que vestir
Roupas leves, tênis para corrida e trajes de banho.

Curiosidades
No ano de 2010 vários eventos foram sediados pela Parque do Gericinó.
Alguns exemplos: a abertura do Campeonato Carioca de Arena SuperCross 2010, evento oficial da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj);



O I Nilópolis Rodeio Show, o evento foi válido como etapa classificatória do Circuito Barretos de Rodeios em Touros e reuniu na cidade os melhores atletas do País. Durante esse evento o público pode conferir diversas atrações musicais.

Informações
Endereço: Rua Marques Canário s/nº, Nossa Senhora de Fátima, Nilópolis.
Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h.
Telefone.: 3761-3658.
Entrada: Grátis

É isso ai, clubistas. Se vocês tiverem outras dicas, deixem nos comentários.

Fontes

Fotos

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Camada de Líquídos

Olá, clubistas.

No nosso último Clube (28/10/2010) realizamos uma experiência que vamos dividir com vocês, a Camada de Líquídos.

Esse Clube foi sobre a água. Falamos sobre a história dos oceanos, sobre o aquecimento global e fizemos experiências utilizando a água.

Vamos precisar de:
  • 1 frasco cilíndrico alto e transparente;
  • Xarope de milho ou mel;
  • Óleo Vegetal;
  • Álcool contendo algumas gotas de corante alimentício;
  • Água com corante aliméntício de outra cor;
  • Objetos pequenos de materiais diversos: bolinha de gude, bolinha de metal, pedaço de vela, bolinha de naftalina, rolha de cortiça, clip.

Como fazer:
1 - Coloque no frasco o xarope de milho ou mel.



2 - Adicione, cuidadosamente, a mesma quantidade de água contendo algumas gotas de corante alimentício, escorregando-a vagarosamente pelas paredes do frasco.



3 - Adicione a mesma quantidade de óleo vegetal (óleo de cozinha) por cima da água com corante.



4 - Adicione o álcool contento algumas gotas de corante alimentício (de outra cor) por cima do óleo.




Vocês acham que os líquidos vão se misturar?

5 - Coloque pequenos objetos (clip, bolinha de gude, bolinha de metal, pedaço de vela, bolinha de naftalina, rolha de cortiça)



Algum objeto flutuou?
Algum afundou?





Bem, vamos a explicação...

Duas propriedades das substâncias estão envolvidas aqui: a solubilidade e a densidade. Líquidos que não se misturam entre si são chamados de imiscíveis. Neste caso apenas o óleo vegetal é imiscível com a água, e assim a ordem de adição dos líquidos é importante para que estes não se misturem. Eventualmente, o xarope irá se dissolver na água, porém o processo é muito lento. Já o álccol não se mistura com a água, pois a camada de óleo separa os dois líquidos.

O que aconteceria se o cilindro fosse invertido?

Tampe-o e vire o cilindro para ver o que acontece.

Ao inverter o cilindro você irá perceber que o álccol e a água se misturam, formando uma única fase. Os líquidos foram colocados na ordem descrescente de suas densidades, com xarope de milho tendo a maior densidade e o álcool a menor densidade de todos os líquidos. Os objetos sólidos irão flutuar apenas em um líquido que apresente uma densidade maior que a sua.

Fonte:
Mateus, A. L. Química na cabeça.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

Obs.: As fotos foram feitas durante o Clube.
Obs 2.: A mudança do frasco nas fotos foi feita para melhorar a visualização.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sempre Coca-Cola?

Olá, tudo bem?

Essa semana tivemos o primeiro encontro do IV Clube de Ciência, Cultura e Arte, que agora acontece uma vez por mês.

Quer participar do próximo?
Deixe um comentário.

Bem, o tema principal da tarde foi a Coca-Cola, falamos um pouco da história, fizemos experiências, ouvimos músicas que têm Coca-Cola em suas letras e vimos alguns artistas que usaram a Coca-Cola em suas obras.
Foi bem divertido!

Vamos deixar aqui um pedacinho do nosso encontro para vocês

História da Coca-Cola

Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida em Nova Iorque, John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, cria uma bebida que se tornaria outro grande símbolo americano. Assim como outros inventos que entraram para a história, a criação de Pemberton é motivada pela curiosidade.

O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a Jacob’s Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial. A farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batiza a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia. Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira.

A data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886 - data em que foi lançada na Jacob’s Pharmacy. Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e à marca.

Experiência:

Fizemos uma experiência explicando ácidos e bases, para isso medimos o pH de algumas substâncias conhecidas, como: vinagre, coca-cola, sabão em pó, suco de limão, leite, entre outros.

Ácidos e bases:

Os ácidos e bases nos lembram produtos perigosos, corrosivos e fumegantes. No entanto nem sempre isto é verdade. A natureza construiu um mundo cheio deles, até mesmo o corpo humano se utiliza muito destas substâncias para se manter vivo e em bom funcionamento.

Os ácidos têm sabor azedo e as bases sabor adstringente (como o do sabão), no entanto nunca devemos colocar uma substância na boca a fim de descobrir sua função química. Em laboratório utilizam-se INDICADORES, que mudam de cor quando colocados junto a determinada substância.

Para saber se uma substância tem caráter ácido ou básico, os químicos desenvolveram uma escala que vai de 0 a 14.

Por meio desta escala (pH) podemos ver que toda substância ácida tem pH entre 0 e 7 e as básicas entre 7 e 14. O pH 7 é neutro, ou seja, nem ácido nem básico.


Para a experiência usamos o Papel Medidor de pH:



Pegamos uma tira do papel medidor de pH e colocamos dentro de um frasco contendo uma substância da qual queremos saber o pH, como no exemplo abaixo:


Depois de molharmos rapidamente o papel na substância verificamos o pH da seguinte forma:

comparando as cores da tira de papel com as cores contidas na embalagem do papel, como na foto:




Dessa forma, achamos a sequência de cores iguais entre a tira de papel e a caixinha da embalagem e descobrimos o valor do pH da substância.


...
Vamos encerrar o post com a música que abriu o nosso encontro:

Geração Coca-Cola

Legião Urbana

Composição: Renato Russo / Fê Lemos

Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.

Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola

Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola

Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser

Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis

Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola







Fonte:
http://www.cocacolabrasil.com.br

http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/acidos.html


Fotos:

http://virtus.webnode.com/products/papel-indicador-de-ph/


http://nairalves.blogspot.com/2007/11/definio-de-ph-representa-grandeza-fsico.html


http://demasiadollena.blogspot.com/2008/11/prctica-2-obtencin-de-sustancias.html

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Por que a vela queima?

E aí, clubista, como vai a vida?

Bem, hoje vamos falar sobre combustão e para isso usaremos uma experiência com vela.

Você que participou do Segundo Clube de Ciência, Cultura e Arte deve lembrar da atividade de observação da vela, certo?
Não lembra?

Aqui têm alguns relatos de clubistas depois da observação:

"A vela é branca."

"O pavio é branco e fica preto com o tempo."

"A vela é quente."

"Fica com água que quando cai fica dura como pasta."

"Ela vai ficando menor."

"O fogo da vela se mexe rapidamente."

"O fogo da vela na ponta de baixo é azul."

"A vela tem fogo e tem pavio. É branca e sai fumaça. O fogo é amarelo e azul, o pavio é branco e quando queima fica preto."

"Conforme o fogo vai queimando a cera vai derretendo."

"O pavio parece umas linhas enroladas."

"Quando apaga, o fogo parece voar."

"A vela consome oxigênio."

"A vela ilumina no escuro."

"A cor do fogo da vela é diferente do fogo do fogão."

"Com o seu líquido que parece água podemos prendê-la em qualquer lugar."

"O liquido quando cai no chão fica branco."

Encontrou a sua frase?
Não?
Mas lembrou da atividade, não é?

Não participou?
Não fique triste, daqui a pouco vamos ensinar uma nova experiência com vela pra você fazer na sua casa com a ajuda de um adulto, e você que participou, pode fazer também.

Então, vamos começar explicando o que é combustão?

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica, ou seja, que libera calor para o ambiente. Para essa reação química acontecer é preciso substâncias para reagirem.

Uma das substâncias é chamada de combustível que é o elemento que fornece a energia para a queima (exemplo: gasolina, álcool, madeira, papel, barbante da vela, etc.) e a outra substância é chamada de comburente que é a substância que reage quimicamente com o combustível (gás oxigênio), e para que esta reação aconteça, é necessário um agente que dê início ao processo de combustão fornecendo a energia mínima inicial necessária (ignição).

Preparados para começar a experiência?
(Chame um adulto!!)

Vamos precisar dos seguintes materiais:

1 Frasco de vidro (ex.: copo);
Fósforos;

2 velas.




Como fazer:

1. Coloque as duas velas uma ao lado da outra em cima de uma superfície lisa (ex.: mesa)



2. Com os fósforos, acenda cuidadosamente as duas velas




3. Quando as duas velas estiverem acesas, coloque o copo invertido sobre uma delas (como na imagem abaixo)



Pronto. Agora veja o que acontece.



Viram?
Sua vela já apagou?

Vamos entender porque isso aconteceu...

A chama do fósforo fornece energia para que a reação de combustão da vela comece. Quando colocamos o copo sobre a vela a quantidade de oxigênio fica limitada, então, enquanto a combustão ocorre todo o oxigênio existente dentro do copo vai sendo consumido e, quando o oxigênio acaba, a chama se apaga. A outra vela não apaga porque está num ambiente aberto onde o oxigênio está disponível.

Curiosidade:

A vela é uma cera (parafina) obtida do petróleo. A queima da vela, envolvendo a combinação com o oxigênio do ar produz vapor de água e gás carbônico.

Esse post teve a colaboração da Aluna de PIBIC/CNPq: Ana Cláudia da Silva.


Fontes:

http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/fte12.htm











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