quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Você sabia...
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Dica de Férias
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Camada de Líquídos
Esse Clube foi sobre a água. Falamos sobre a história dos oceanos, sobre o aquecimento global e fizemos experiências utilizando a água.
Vamos precisar de:
- 1 frasco cilíndrico alto e transparente;
- Xarope de milho ou mel;
- Óleo Vegetal;
- Álcool contendo algumas gotas de corante alimentício;
- Água com corante aliméntício de outra cor;
- Objetos pequenos de materiais diversos: bolinha de gude, bolinha de metal, pedaço de vela, bolinha de naftalina, rolha de cortiça, clip.
1 - Coloque no frasco o xarope de milho ou mel.
2 - Adicione, cuidadosamente, a mesma quantidade de água contendo algumas gotas de corante alimentício, escorregando-a vagarosamente pelas paredes do frasco.
3 - Adicione a mesma quantidade de óleo vegetal (óleo de cozinha) por cima da água com corante.
4 - Adicione o álcool contento algumas gotas de corante alimentício (de outra cor) por cima do óleo.
Vocês acham que os líquidos vão se misturar?
5 - Coloque pequenos objetos (clip, bolinha de gude, bolinha de metal, pedaço de vela, bolinha de naftalina, rolha de cortiça)
Algum objeto flutuou?
Algum afundou?
Bem, vamos a explicação...
O que aconteceria se o cilindro fosse invertido?
Tampe-o e vire o cilindro para ver o que acontece.
Ao inverter o cilindro você irá perceber que o álccol e a água se misturam, formando uma única fase. Os líquidos foram colocados na ordem descrescente de suas densidades, com xarope de milho tendo a maior densidade e o álcool a menor densidade de todos os líquidos. Os objetos sólidos irão flutuar apenas em um líquido que apresente uma densidade maior que a sua.
Fonte:
Mateus, A. L. Química na cabeça.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
Obs.: As fotos foram feitas durante o Clube.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Sempre Coca-Cola?
Olá, tudo bem?
Essa semana tivemos o primeiro encontro do IV Clube de Ciência, Cultura e Arte, que agora acontece uma vez por mês.
Quer participar do próximo?
Deixe um comentário.
Bem, o tema principal da tarde foi a Coca-Cola, falamos um pouco da história, fizemos experiências, ouvimos músicas que têm Coca-Cola em suas letras e vimos alguns artistas que usaram a Coca-Cola em suas obras.
Foi bem divertido!
Vamos deixar aqui um pedacinho do nosso encontro para vocês
História da Coca-Cola
Em 1886, enquanto a Estátua da Liberdade é erguida
O farmacêutico, que adorava manipular fórmulas medicinais, ao pesquisar a cura para dores de cabeça faz uma mistura líquida de cor caramelo. Leva a mistura para uma farmácia, a Jacob’s Pharmacy, onde o xarope, misturado à água carbonatada (gasosa), é oferecido aos clientes, que consideram a bebida muito especial. A farmácia coloca o copo do produto à venda por US$ 0,05. Frank Robinson, contador de Pemberton, batiza a bebida de Coca-Cola, escrevendo o nome em sua própria caligrafia. Desde então, o nome Coca-Cola é escrito da mesma maneira.
A data oficial de nascimento da Coca-Cola fica sendo 8 de maio de 1886 - data em que foi lançada na Jacob’s Pharmacy. Nos primeiros anos são vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) de Coca-Cola por dia. Um século depois, a empresa The Coca-Cola Company já havia produzido mais de 38 bilhões de litros apenas do xarope. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios. Sem ter idéia de que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891, ele vende a empresa para Asa Griggs Candler, por aproximadamente US$ 2.300,00. Candler torna-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e à marca.
Experiência:
Fizemos uma experiência explicando ácidos e bases, para isso medimos o pH de algumas substâncias conhecidas, como: vinagre, coca-cola, sabão em pó, suco de limão, leite, entre outros.
Ácidos e bases:
Os ácidos e bases nos lembram produtos perigosos, corrosivos e fumegantes. No entanto nem sempre isto é verdade. A natureza construiu um mundo cheio deles, até mesmo o corpo humano se utiliza muito destas substâncias para se manter vivo e em bom funcionamento.
Os ácidos têm sabor azedo e as bases sabor adstringente (como o do sabão), no entanto nunca devemos colocar uma substância na boca a fim de descobrir sua função química. Em laboratório utilizam-se INDICADORES, que mudam de cor quando colocados junto a determinada substância.
Por meio desta escala (pH) podemos ver que toda substância ácida tem pH entre 0 e 7 e as básicas entre 7 e 14. O pH 7 é neutro, ou seja, nem ácido nem básico.
Para a experiência usamos o Papel Medidor de pH:
Pegamos uma tira do papel medidor de pH e colocamos dentro de um frasco contendo uma substância da qual queremos saber o pH, como no exemplo abaixo:
Depois de molharmos rapidamente o papel na substância verificamos o pH da seguinte forma:
comparando as cores da tira de papel com as cores contidas na embalagem do papel, como na foto:
Dessa forma, achamos a sequência de cores iguais entre a tira de papel e a caixinha da embalagem e descobrimos o valor do pH da substância.
Vamos encerrar o post com a música que abriu o nosso encontro:
Geração Coca-Cola
Legião Urbana
Composição: Renato Russo / Fê Lemos
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Geração Coca-cola
Fonte:
http://www.cocacolabrasil.com.br
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/acidos.html
Fotos:
http://virtus.webnode.com/products/papel-indicador-de-ph/
http://nairalves.blogspot.com/2007/11/definio-de-ph-representa-grandeza-fsico.html
http://demasiadollena.blogspot.com/2008/11/prctica-2-obtencin-de-sustancias.html
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Por que a vela queima?
Bem, hoje vamos falar sobre combustão e para isso usaremos uma experiência com vela.
Você que participou do Segundo Clube de Ciência, Cultura e Arte deve lembrar da atividade de observação da vela, certo?
Não lembra?
Aqui têm alguns relatos de clubistas depois da observação:
"A vela é branca."
"O pavio é branco e fica preto com o tempo."
"A vela é quente."
"Fica com água que quando cai fica dura como pasta."
"Ela vai ficando menor."
"O fogo da vela se mexe rapidamente."
"O fogo da vela na ponta de baixo é azul."
"A vela tem fogo e tem pavio. É branca e sai fumaça. O fogo é amarelo e azul, o pavio é branco e quando queima fica preto."
"Conforme o fogo vai queimando a cera vai derretendo."
"O pavio parece umas linhas enroladas."
"Quando apaga, o fogo parece voar."
"A vela consome oxigênio."
"A vela ilumina no escuro."
"A cor do fogo da vela é diferente do fogo do fogão."
"Com o seu líquido que parece água podemos prendê-la em qualquer lugar."
"O liquido quando cai no chão fica branco."
Encontrou a sua frase?
Não?
Mas lembrou da atividade, não é?
Não participou?
Não fique triste, daqui a pouco vamos ensinar uma nova experiência com vela pra você fazer na sua casa com a ajuda de um adulto, e você que participou, pode fazer também.
Então, vamos começar explicando o que é combustão?
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica, ou seja, que libera calor para o ambiente. Para essa reação química acontecer é preciso substâncias para reagirem.
Uma das substâncias é chamada de combustível que é o elemento que fornece a energia para a queima (exemplo: gasolina, álcool, madeira, papel, barbante da vela, etc.) e a outra substância é chamada de comburente que é a substância que reage quimicamente com o combustível (gás oxigênio), e para que esta reação aconteça, é necessário um agente que dê início ao processo de combustão fornecendo a energia mínima inicial necessária (ignição).
Preparados para começar a experiência?
(Chame um adulto!!)
Vamos precisar dos seguintes materiais:
1 Frasco de vidro (ex.: copo);
Fósforos;
2 velas.
Como fazer:
1. Coloque as duas velas uma ao lado da outra em cima de uma superfície lisa (ex.: mesa)
2. Com os fósforos, acenda cuidadosamente as duas velas
3. Quando as duas velas estiverem acesas, coloque o copo invertido sobre uma delas (como na imagem abaixo)
Pronto. Agora veja o que acontece.
Viram?
Sua vela já apagou?
Vamos entender porque isso aconteceu...
A chama do fósforo fornece energia para que a reação de combustão da vela comece. Quando colocamos o copo sobre a vela a quantidade de oxigênio fica limitada, então, enquanto a combustão ocorre todo o oxigênio existente dentro do copo vai sendo consumido e, quando o oxigênio acaba, a chama se apaga. A outra vela não apaga porque está num ambiente aberto onde o oxigênio está disponível.
Curiosidade:
A vela é uma cera (parafina) obtida do petróleo. A queima da vela, envolvendo a combinação com o oxigênio do ar produz vapor de água e gás carbônico.
Fontes:
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/fte12.htm
.
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
O Mar Morto: um mar onde ninguém afunda.

Hoje estamos aqui para contar uma curiosidade. Você sabia que existe um mar em que nada afunda, por causa da grande quantidade de sal que existe dentro dele?
Pois é, se trata do Mar Morto. Ele fica entre dois países do oriente médio: Israel e Jordânia - na verdade não é um mar, é um grande lago que deságua no rio Jordão.
Biologicamente suas águas são estéreis, nada cresce, sobrevive, nem sequer germina no piscinão salgado feito uma salmoura e de onde exala um permanente cheiro de ovo podre, fruto da altíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio e sódio, entre outros minerais.
Devido ao grande acúmulo de sais e a consequente ausência de seres vivos, diz-se que o mar morreu. Porém, nada tem a ver com a interferência do homem e sim um acontecimento da natureza. Nele, você não seria capaz de afundar devido ao alto índice de sais como cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio.
A lama do fundo do Mar Morto tem qualidades terapêutas. Indicações: artrite, reumatismo e dores musculares. Todos os tipos de pele. Celulite e flacidez, pessoas idosas e enfraquecidas, TPM, menopausa e enxaquecas. Também relaxa e alivia estresse e dores musculares; oxigena, tonifica, regenera, nutre e amacia a pele; ajuda no fortalecimento dos tecidos; estimula a atividade das células e a circulação; elimina toxinas. Esta lama também era usada pelos egípcios para embalsamaros seus mortos!

http://www.oceanografia-ufsc.blogger.com.br/2005_06_01_archive.html
http://colunas.epoca.globo.com/viajologia/2009/01/18/flutuar-no-mar-morto/
quarta-feira, 14 de julho de 2010
O Polvo
Vocês devem ter acompanhado a Copa do Mundo de Futebol que acabou no último domingo (11/07/2010), não é?
Devem ter ouvido falar do Paul, o Polvo Profeta, não é?
Aqui vão algumas fotos dele e uma rápida explicação sobre sua participação na Copa pra você que não gosta de futebol e/ou não sabe do que estamos falando:
Funcionava assim:
Colocavam duas caixinhas com comida para o Polvo, em cada caixinha tinha colada a bandeira dos dois países que estariam se enfrentando em campo. A caixinha que o Polvo abrisse era a da seleção vencedora.
Pois bem, o Polvo não errou nenhuma e toda essa explicação foi para vocês entenderem o porque de termos escolhido o polvo como tema do nosso post de hoje.
Então, vamos lá...

Características Principais:
Peso: de 3 a 40 kilos (varia de acordo com a espécie)
Tamanho: podem atingir até três metros
Habitat: água dos oceanos
Cor: varia de acordo com a espécie (castanho, amarelo, avermelhado, marrom).
Os polvos são moluscos marinhos que possuem 8 tentáculos.
O que são moluscos?
Os moluscos são invertebrados que possuem um corpo mole geralmente protegido por uma concha, mas há também moluscos que não possuem concha, com a lesma e o polvo.
O que são invertebrados?
Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos).
Vocês já devem ter visto o Lula Molusco do Bob Esponja, né?
Então, ele não tem esse nome à toa. É uma lula e, consequentemente, um molusco.


Voltando aos polvos...
Eles ficam boa parte do tempo entre rochas, escondidos dos predadores, outro recurso para escapar é o jato de tinta que soltam, deixando o inimigo temporariamente sem visão.
Vivem de forma solitária, procurando o parceiro somente na época da reprodução;
Alimentam-se de peixes, crustáceos e outros animais invertebrados do mar;
A fêmea deposita seus ovos nas fendas que se formam entre as rochas;
Possuem um corpo mole, coberto por uma pele sensível à luz e uma visão bem desenvolvida, sendo que os olhos conseguem distinguir as cores.
Já tá bom de polvo por hoje, né?!
Fontes:
Animal Show: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/molusco.htm
Biologia Villanueva: http://biologiavillanueva.wikispaces.com/
Colégio WEB: http://www.colegioweb.com.br/ciencias-infantil/animais-invertebrados
Portal Brasil: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm
Revista Época: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios2/foto/0,,42738280,00.jpg
Sua Pesquisa: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/polvo.htm
Quem sou eu
- Clube de Ciência, Cultura e Arte
- O Clube de Ciência, Cultura e Arte iniciou em 2008 e tem apoio da FAPERJ e do IFRJ. Constitui-se em uma atividade voltada especialmente para crianças e jovens, alunos do ensino fundamental.
O Clube tem como principais objetivos trabalhar o gosto pelas ciências, pela cultura e pela arte, valorizando práticas de pensar valores, a solidariedade, o reconhecimento das diferenças e a capacidade de expressar-se de diferentes modos. É desenvolvido no IFRJ, campus Nilópolis.
Professoras coordenadoras do projeto:
Andréa de Moraes Silva
Ângela Maria da Costa e Silva Coutinho
Suéle Maria de Lima
Aluna bolsista PIBIC/CNPq:
Carla Elias Dias