sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O Mar Morto: um mar onde ninguém afunda.



Olá, pessoal, tudo bem com vocês?


Hoje estamos aqui para contar uma curiosidade. Você sabia que existe um mar em que nada afunda, por causa da grande quantidade de sal que existe dentro dele?
Pois é, se trata do Mar Morto. Ele fica entre dois países do oriente médio: Israel e Jordânia - na verdade não é um mar, é um grande lago que deságua no rio Jordão.


Biologicamente suas águas são estéreis, nada cresce, sobrevive, nem sequer germina no piscinão salgado feito uma salmoura e de onde exala um permanente cheiro de ovo podre, fruto da altíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio e sódio, entre outros minerais.


Devido ao grande acúmulo de sais e a consequente ausência de seres vivos, diz-se que o mar morreu. Porém, nada tem a ver com a interferência do homem e sim um acontecimento da natureza. Nele, você não seria capaz de afundar devido ao alto índice de sais como cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio.


A lama do fundo do Mar Morto tem qualidades terapêutas. Indicações: artrite, reumatismo e dores musculares. Todos os tipos de pele. Celulite e flacidez, pessoas idosas e enfraquecidas, TPM, menopausa e enxaquecas. Também relaxa e alivia estresse e dores musculares; oxigena, tonifica, regenera, nutre e amacia a pele; ajuda no fortalecimento dos tecidos; estimula a atividade das células e a circulação; elimina toxinas. Esta lama também era usada pelos egípcios para embalsamaros seus mortos!




Esse post teve a colaboração da Aluna de PIBIC/Cnpq: Ana Cláudia da Silva.


Fontes:


http://www.canalkids.com.br/portal/barra/clubv.php?u=../viagem/index.htm

http://www.oceanografia-ufsc.blogger.com.br/2005_06_01_archive.html

http://colunas.epoca.globo.com/viajologia/2009/01/18/flutuar-no-mar-morto/

2 comentários:

Ediene disse...

Curtí!!

Anônimo disse...

eeeerrr massa

Postar um comentário