domingo, 29 de maio de 2011

Museu da Vida, você já foi?

Olá, clubistas, como vão?

Vocês conhecem o Museu da Vida? 
Se a resposta for não, segue abaixo um pequeno texto retirado do site da Fiocruz sobre esse Museu:

Uma iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz, o Museu da Vida tem por objetivo informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, através de exposições permanentes, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. 


É um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade e, por ser vinculado à Fiocruz, reflete a cultura, a missão e o compromisso social da instituição. Seus temas centrais são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida.

Situado no campus da Fiocruz - uma imensa área verde em meio a uma região densamente habitada na Zona Norte do Rio de Janeiro, abrigando comunidades carentes e um grande número de escolas públicas -, o Museu da Vida funciona como um pólo de lazer, cultura e educação para a população dos bairros vizinhos.


E ai, se interessou?
O Museu está com a exposição Elementar - a química que faz o mundo, que traz como proposta revelar os segredos da química e destacar seu impacto sobre a vida das pessoas.

Tabela periódica interativa (Foto: Carolina Senra)

Cerca de 30 painéis mostram que, desde os primórdios, o homem sempre fez química. Na Grécia antiga, Aristóteles concebia o mundo composto de quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Por outro lado, Demócrito falava em átomos e vazios, em quente, o frio, o doce, o amargo e a cor. Com o surgimento da alquimia, principalmente, na Idade Média, o homem voltou a refletir sobre os elementos. Hoje busca mais do que o entendimento, a explicação ou a transformação da natureza, ele ambiciona imitá-la, desenvolvendo novos materiais e explorando propriedades especiais.

Elementar - a química que faz o mundo
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 16:30h; sábados, das 10h às 16h
Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Informações e agendamento de grupos: (21) 2590-6747
Saiba mais: www.museudavida.fiocruz.br/elementar
Elementar no facebook: www.facebook.com/expoelementar

Entrada franca.

Fontes:



0 comentários:

Postar um comentário