terça-feira, 15 de março de 2011

António Gedeão

Olá, clubistas, 
como foi o carnaval?

No último post vimos uma poesia de António Gedeão, gostaram?
Bem, mas quem foi António Gedeão? 
Vamos descobrir um pouco sobre a vida desse artista!



Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, professor de Físico-Química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes, pedagogo, investigador de História da ciência em Portugal, divulgador da ciência, e poeta sob o pseudónimo de António GedeãoPedra Filosofal e Lágrima de Preta são dois dos seus mais célebres poemas.

Rômulo de Carvalho foi uma criança precoce e aos 5 anos escreveu os seus primeiros poemas. Através da leitura conheceu as ciências e em 1931 formou-se  em Ciências Físico Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e em 1932 concluiu o curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras do Porto.

Dedicado a difusão da ciência, criou, a partir de 1952, a  coleção "Ciência Para Gente Nova" e muitos outros títulos, entre eles "Física para o Povo", cujas edições acompanharam os leigos interessados pela ciência até meados da década de 1970.

Apesar da intensa atividade científica, Rómulo de Carvalho nunca esqueceu a arte das palavras e continuou sempre a escrever poesia. Porém, não a considerando de qualidade e pensando que nunca seria útil a ninguém, nunca tentou publicá-la, preferindo destruí-la. 

Só em 1956, após ter participado num concurso de poesia de que tomou conhecimento no jornal, publicou, aos 50 anos, o primeiro livro de poemas "Movimento Perpétuo" com o pseudónimo António Gedeão. 

Continuou depois a publicar poesia, aventurando se, anos mais tarde, em outras linguagens como teatro e ficção.

Nos seus poemas há uma simbiose perfeita entre a ciência e a poesia, a vida e o sonho, a lucidez e a esperança. 

Vamos deixar aqui um vídeo com António Gedeão recitando um de seus poemas.




Quer ler o poema?


Dicionário
Simbiose: 




0 comentários:

Postar um comentário