quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio)

(Princesa Isabel)


E aí, clubistas, tudo bem?

Seguindo o clima das datas comemorativas, vamos aproveitar para falar do dia 13 de maio, o dia em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Essa Lei, assinada em 1888, serviu para a libertação dos escravos no Brasil, por isso, o dia 13 de maio ficou conhecido como o Dia da Abolição da Escravatura.

Falando nisso...

Você sabia que em Nilópolis há uma Capela construída por escravos e índios?













Pois é! É a Capela de São Matheus que foi fundada em 1637 e fica na Rua Antônio Cardoso Leal, 241, no Centro de Nilópolis.

Foi construida com barro batido, óleo de baleia e mariscos, essa mistura era chamada de adobe, as telhas usadas na construção eram moldadas nas coxas dos escravos.

Hoje a Capela é um prédio histórico e foi tombado no ano 2000.
Você deve estar se perguntando o que é tombado, né?
Bem, quando alguma coisa é tombada significa dizer que ela está sendo preservada, não pode ser modificada, não pode ser destruída porque tem um valor histórico ou um valor cultural ou um valor ambiental ou um valor afetivo para a população do lugar. Ufa, deu pra entender?

Voltando pra Capela...
ao redor da igreja existia um cemitério de escravos. Os ossos de 55 negros encontram-se no Mausoléu do Escravo que fica junto à capela, inaugurado em 13 de maio de 1988.

Que tal ir lá conhecer?

Fontes:

Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-abolicao-escravatura.htm

Prefeitura Municipal de Nilópolis: http://www.nilopolis.rj.gov.br/site/historia/a-capela-de-sao-matheus/

0 comentários:

Postar um comentário