domingo, 29 de maio de 2011

Museu da Vida, você já foi?

Olá, clubistas, como vão?

Vocês conhecem o Museu da Vida? 
Se a resposta for não, segue abaixo um pequeno texto retirado do site da Fiocruz sobre esse Museu:

Uma iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz, o Museu da Vida tem por objetivo informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, através de exposições permanentes, atividades interativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. 


É um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade e, por ser vinculado à Fiocruz, reflete a cultura, a missão e o compromisso social da instituição. Seus temas centrais são a vida enquanto objeto do conhecimento, saúde como qualidade de vida e a intervenção do homem sobre a vida.

Situado no campus da Fiocruz - uma imensa área verde em meio a uma região densamente habitada na Zona Norte do Rio de Janeiro, abrigando comunidades carentes e um grande número de escolas públicas -, o Museu da Vida funciona como um pólo de lazer, cultura e educação para a população dos bairros vizinhos.


E ai, se interessou?
O Museu está com a exposição Elementar - a química que faz o mundo, que traz como proposta revelar os segredos da química e destacar seu impacto sobre a vida das pessoas.

Tabela periódica interativa (Foto: Carolina Senra)

Cerca de 30 painéis mostram que, desde os primórdios, o homem sempre fez química. Na Grécia antiga, Aristóteles concebia o mundo composto de quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Por outro lado, Demócrito falava em átomos e vazios, em quente, o frio, o doce, o amargo e a cor. Com o surgimento da alquimia, principalmente, na Idade Média, o homem voltou a refletir sobre os elementos. Hoje busca mais do que o entendimento, a explicação ou a transformação da natureza, ele ambiciona imitá-la, desenvolvendo novos materiais e explorando propriedades especiais.

Elementar - a química que faz o mundo
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 16:30h; sábados, das 10h às 16h
Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro
Informações e agendamento de grupos: (21) 2590-6747
Saiba mais: www.museudavida.fiocruz.br/elementar
Elementar no facebook: www.facebook.com/expoelementar

Entrada franca.

Fontes:



sexta-feira, 6 de maio de 2011

AIQ 2011 - Ano Internacional da Química




Olá, clubistas, aqui estamos novamente.

Já fizemos um post falando sobre 2011 ser o Ano Internacional da Química. (Clique aqui para ver o post)

Pois bem, como se trata do ANO, nada mais justo do que voltarmos a mencionar esse assunto. E para começar....

Vocês já visitaram a Exposição Fotográfica Mãos de Césio que está no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo?

Centro Cultural Laurinda Santos Lobo


Ainda não??


Então vocês têm até o dia 29 de maio para conferir essa exposição que é sobre o maior acidente nuclear ocorrido no Brasil, o acidente radiológico de Goiânia, conhecido como o acidente com o Césio 137. 

Um prédio do Instituto Goiano de Radioterapia destruído e abandonado com um aparelho de radioterapia desativado dentro foi a causa deste "Chernobyl do Brasil", que foi classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. 

Um aparelho construído nos anos 1950 para tratar câncer virou uma bomba radioativa, quando dois catadores de ferro velho, sem conhecimento do perigo, tiraram este aparelho com quase 20 gramas da substância radioativa, o Césio 137. Assim começou uma reação em cadeia que afetou e destruiu a vida de centenas de pessoas. A parte afetada do corpo mais visível foram as mãos, porque com elas foram feitos os primeiros contatos com este elemento altamente radioativo. (Saiba mais sobre o acidente com o Césio 137)

Mãos de Césio irá mostrar fotos do Acervo da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio), do Programa Memória Roberto Pires e do Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (CPDoc JB).

Passa lá: 

Exposição Mãos de Césio, 01 a 29 de maio, das 10h às 20h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Rua Monte Alegre, 306 - Santa Teresa/RJ

Tel.: (21) 2242-9741
E-mail: cclobo@pcrj.rj.gov.br



Fontes